quarta-feira, 17 de março de 2010

Retorno ao Veterinário


Hoje eu fui fazer uma consulta de retorno com o médico que me operou há quase um ano atrás. Tudo bem, andei faltando algumas consultas, o me rendeu duas semanas com o medo mortal de ter que ser operada novamente. Isso mesmo, eu não voltei para os retornos fielmente e há duas semanas passei mal em um domingo à noite, com muita dor abdominal e o médico, ao celular, disse: "Alice? eu me lembro dela, ela não apareceu mais. Bom, leve-a ao hospital e me liguem depois que ela for atendida, pode ser vesícula. 30 a 40% dos pacientes desenvolvem problemas em vesícula biliar depois dessa cirurgia"
Agora eu penso, se eu tivesse fazendo todos os retornos adequadamente, esse problema poderia ter sido previsto antes, com uma ultrassonografia, por exemplo. Eu melhorei sem precisar ser medicada (a não ser diazepam - Valium - para acalmar a paciente que chorava muito) e hoje meu médico disse que não deve ser nada de mais. Solicitou vários exames e disse: Não se esqueça de voltar.

No caminho de volta eu vim me lembrando de todos os pacientes que eu atendo e que não voltam para o retorno. O retorno é extremamente importante, seja para cirurgias complexas, seja para problemas de pele simples.
Quando o veterinário marca o retorno esse deve ser baseado no tempo de tratamento, nos exames de acompanhamento e na avaliação periódica do paciente. Vou elaborar quatro exemplos:

Em um caso de erliquiose - a doença do carrapato -
Marco um retorno após o tratamento para avaliação física e realização de novo hemograma e pesquisa de hemoparasitas. O resultado desses exames me dirá o próximo passo, se haverá mais tempo de tratamento, substituição dos medicamentos ou liberação do paciente. Com todas as recomendações de prevenção.
Retorno: de 15 a 28 dias

Em um caso de cardiopatia:
Todos os pacientes que apresentam problema cardiaco devem respeitar os retornos para realização de eletrocardiograma, RX de tórax, uréia e creatinina. Como exames complementares nós consideramos também, a depender da condição do paciente, ultrassonografia abdominal para avaliação de fígado, ascite (líquido livre no abdômen), hemograma, enzimas hepáticas e ecocardiograma.
O retorno para cardiopatas é importante para reajuste e/ou substituição e/ou adição de medicamentos no tratamento, controle da dieta.
Retorno: trimestral ou semestral

Em um caso de diabetes:
Todos os pacientes que apresentam diabetes, depois de ajuste da terapia, devem fazer os retornos para avaliação do paciente, realização de curva glicêmica para avaliar o controle glicêmico. Realização de dosagem de frutosamina (que avalia o controle glicêmico das últimas 1 a 2 semanas) e dosagem da hemoglobina glicosilada (que avalia o controle glicêmico das últimas 6 a 8 semanas). Em cada retorno, o proprietário deve ser questionado a respeito da observação dos sinais clínicos, deve apresentar anotações com os valores da glicosúria (glicose na urina) e da glicemia, dosadas durante o período. O desenvolvimento de problemas crônicos como cataratas, pode indicar um pobre controle glicêmico em um paciente previamente estabilizado.
Para proceder com o monitoramento do animal, é importante estabelecer uma base de dados com a qual os valores futuros poderão ser comparados. Uma base de dados mínima inclui o histórico, exames físicos, mensurações da glicose urinária, glicemia, hemograma, perfil bioquímico e urinálise com cultura.
Retorno: de 3 em 3 meses

Em um caso de otite fúngica:
O retorno é realizado após o tratamento. Muitos tratamentos anti-fúngicos são prolongados e a citologia auricular realizada nos retornos é de grande importância para definir a extensão e/ou substituição do tratamento ou o fim do mesmo.
Retorno: cerca de 30 - 60 dias

Então, colegas veterinários, sejam enfáticos no RETORNO, lembrem-se de marcar no receituário e, se puderem, liguem para os clientes para lembrar. A decisão de voltar ou não deve caber ao cliente, muitas pessoas não retornam pois o animal melhorou da condição, mas, se eles vierem meses depois (e geralmente como emergência) não vão poder falar que você não solicitou tudo que foi necessário. Lembre-se de também de manter no prontuário os retornos marcados.

Querido leitor proprietário... respeite o retorno, pode previnir muitos problemas advindos da condição não controlada, resistência a drogas. Permite que o veterinário estabeleça uma terapia mais efetiva se o caso não tiver a resolução esperada. E cobre a marcação do retorno, em quase todos os casos, ele é necessário.

Não se esqueça de seguir o blog, por Seguidores ou FEED.
• Diário de uma Veterinária

Bookmark and Share

Fonte da imagem utilizada

2 comentários:

alice disse...

ola alice, somos xaras, e tbm colegas de profissao, eu trabalho em uma clinica aqui no RS, gravatai, acompanho seu blog, soh tenho uma reclamaçao: acho que vc deveria escrever com mais frequencia!!! rsss, sei que deve ser a falta de tempo!!! em relaçao aos retornos isso é algo que me deixa sempre com a pulga atras da orelha, mesmo nw cobrando o retorno muitos nw voltam, e a gente nw sabe se o paciente melhorou, se morreu, ou se esta mais ou menos..........se quiser me add no msn iria adorar lhe conhecer e trocar ideias...........abraços, alice

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Alice, que nome lindo!! eheheh
Bom, vou te ADD sim, mas preciso do seu e-mail para isso. Mande seu e-mail para www.formspring.me/alicevet

Bjs