quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Retrospectiva 2010
Postado por Alice no País das Maravilhas às 15:42 5 comentários
sábado, 18 de dezembro de 2010
Veterinário também gosta de ganhar presente
Pois é, gente, eu não passo por aqui há um tempão. Não é culpa do Tudo Gato, rs, onde eu publico colunas quinzenais sobre os felinos, a culpa é do trabalho mesmo.
Mas, se não fosse esse trabalho, o blog não existiria, ou se chamaria "Diário de uma desempregada".
Eu ensaiei uma postagem por semana, quando perdemos um paciente muito querido, o Antônio, ou quando me indignei com um proprietário que não quis tratar a doença de pele do cachorro sob o pretexto que daria trabalho e voltariam as lesões, dentre outras situações. São postagens parcialmente escritas mas nunca publicadas, ainda...
Hoje eu não pude deixar passar o acontecimento. Ganhei um presente de natal de uma cliente, dona de dois felinos e estudante de veterinária. Achei uma gracinha porque ela nos presenteou com uma caixa cheia de bombom, e um tigre de pelúcia que rosna.
Vou aproveitar a oportunidade para deixar a minha mensagem de natal, e um videozinho do Panda e da Sushi mostrando como funciona o natal lá em casa.
Aos meus colegas eu desejo paz em 2011, muito trabalho e menos calote de cliente. Desejo serenidade nos atendimentos, firmeza nas decisões importantes, um sopro no ouvido daquele anjo da guarda, o mesmo que ajuda nas veias mais difíceis de cateterizar.
Aos meus pacientes eu desejo saúde, sempre, para que eu não perca nenhum na minha mesa. E vou sobreviver de quê? Oras, sempre tem um doente que não é meu paciente ainda. Desejo também que errem todas as tentativas de mordida e arranhões.
Aos proprietários desejo que tenham paciência e perseverança nos tratamentos, podem descontar em mim mas façam tudo que eu pedir. Não se esqueçam de contar a história completa e falem sempre a verdade, por favor. Desejo também que sejam cada dia mais ricos, eheh.
Aos meus leitores eu só tenho a agradecer a fidelidade e pedir humildemente que continuem a ler e comentar o Diário Veterinária, que só existe por causa de vocês.
Postado por Alice no País das Maravilhas às 20:19 12 comentários
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Cuidados com os cães recém-nascidos
Neonatal care for orphaned puppies
Formulações caseiras de substitutos de leite materno
Postado por Alice no País das Maravilhas às 21:05 183 comentários
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Bem vindos ao mundo, e agora?
Parto prematuro por um ou dois dias pode diminuir as chances de sobrevida dos filhotes. Problemas respiratórios, ausência dos cuidados da cadela e falta de produção do colostro são alguns aspectos que devem se considerados quando decidir se é hora ou não de intervir. A secreção vaginal enegrecida que a cadela apresentou é evidência de separação placentária portanto, nesse momento, os batimentos dos filhotes e temperatura da mãe devem ser monitorados para decidir o melhor momento de operar.
Choque séptico
Um parto
E mais informação:
PHYSIOLOGY OF PREGNANCY AND ANESTHESIA FOR CESAREAN SECTION IN DOGS
Elective Cesarean Sections: Risks, Planning, and Timing
OBS: A cadela do caso tratado no artigo não só rejeitou como matou 5 filhotes quando foi para casa. O último filhote foi separado e será cuidado pelos proprietários.
Postado por Alice no País das Maravilhas às 23:18 12 comentários
Confiança no Veterinário
Postado por Alice no País das Maravilhas às 22:30 3 comentários
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Template do Blog
Na semana passada eu mudei o template do Diário Veterinária para um mais limpo, e provisório.
Até que o Rodrigo, o designer da clínica, e amigo pessoal, desenhe a nova imagem do blog e eu possa então criar o template definitivo.
Vou fazer uma camisa com a imagem também, para usar na Pet South America.
Por falar nisso, alguém vai?
Postado por Alice no País das Maravilhas às 02:13 2 comentários
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Operando também?
Atendi um cãozinho, ele tinha 13 anos e estava com insuficiência renal aguda. Apesar do tratamento ele morreu em poucas horas. Para ser mais precisa ele deixou de sofrer em um sábado à noite, às 21 horas. Sendo o meu plantão, eu falei com o proprietário que o Kiko não havia resistido, e que eu sentia muito. E sentia mesmo. Foi uma semana difícil, muito trabalho, por mais que se dedique a gente sempre tem a impressão que deveria ter se dedicado mais. Não é fácil ser a Amélia, a mulher maravilha e no fim das contas ainda se sentir maravilhosa.
Não, o animal não morreu por falta de atendimento ou de dedicação do proprietário. Foi a doença que o matou, e a idade não ajudou na recuperação. Por mais que eu saiba disso, não é fácil terminar a semana assim.
No domingo, sem folga, eu fui para a clínica. Havia muito para terminar, prontuário para finalizar, e arrumar a clínica para mais uma semana.
Me telefonaram, havia uma cadela em trabalho de parto há 24 horas, sem sucesso. A cirurgiã da clínica estava viajando. Só estávamos eu e outro veterinário, que auxilia nas cirurgias. Eu disse: tudo bem!
Depois do exame físico a recomendação era a cesareana. Segundo a ultrassonografia havia dois filhotes, sendo um deles vivo. E na indução anestésica, foi tudo certo. Pronto, em um dia comum é até aí que eu vou, mas nesse dia eu precisava ir adiante.
Chamei o Fábio, que me ajudou na cirurgia. Beto estava lá para ajudar também, fez o papel de pediatra, mantendo o filhote aquecido enquanto operávamos. Então estávamos nós 20 na sala. Eu, Fábio, Beto, a cadela, o filhote, meu anjo da guarda, e os 14 anjos da guarda dela.
No domingo à noite eu estava com a cadela e o rebento em casa. Todos passando bem e passam bem até hoje.
Das mil formas que eu imaginei em começar essa semana, a última delas seria fazendo, com sucesso, minha primeira cesareana.
OBS: desculpem a cara de cansada,
Postado por Alice no País das Maravilhas às 23:57 3 comentários
domingo, 19 de setembro de 2010
Era uma vez um Boxer
Postado por Alice no País das Maravilhas às 00:14 17 comentários
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
I Workshop sobre Ciência Animal na Bahia
http://www.cienciaanimaluesc.com.br/
Postado por Alice no País das Maravilhas às 23:59 1 comentários
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Anuário, mesário, diário, horário
O Diário Veterinária, que foi criado com o propósito de descrever de forma descontraída o dia a dia do médico veterinário, está há quase 2 anos no ar.
Nesse tempo houve diversos acessos no Brasil e no mundo e a colaboração com muitos comentários dos fiéis seguidores.
Sem contar aqueles que entraram em contato por e-mail e formspring.
Hoje eu criei outra conta no TWITTER que vai concentrar informações de veterinária, mostrando que o diário também pode se um horário, ou minutário, e até segundário.
Acompanhem no Twitter @diariovet
Postado por Alice no País das Maravilhas às 22:19 0 comentários
GEEK CATS
Postado por Alice no País das Maravilhas às 21:23 1 comentários
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Boxer - Veterinária - Gato
Postado por Alice no País das Maravilhas às 23:11 10 comentários
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Curso de Ecodopplercardiograma
Em continuação ao post Ecodopplercardiografia...
Depois de trocarmos o aparelho de ultrassom por um que tivesse a ferramenta de doppler colorido, eu precisei fazer um curso de ecocardiografia, não adianta ter e não saber usar.
Confesso que até o dia do curso eu ligava o doppler para verificar circulação nas estruturas, para a tela ficar mais colorida e fazer o barulhinho do batimento do coração do cachorrinho.
Então eu procurei uma série de cursos sobre o assunto na internet e encontrei alguns bem interessantes:
Kardiovet
Provet
Echoa
Decidi fazer o curso do Instituto Kardiovet, que aconteceu de 26-30 de Julho/2010, em São José do Rio Preto. Enquanto eu procurava por hotéis e passagens de avião, me peguei várias vezes digitando São José dos Campos e até a data do curso, eu ficava com medo de acabar indo para o lugar errado.
Fiz uma pesquisa e segundo o mês do ano, considerando o estado de São Paulo, eu sabia que estaria frio. Só não pesquisei a meteorologia, parecia óbvio. Quando cheguei em São José do Rio Preto percebi que aquela cidade é uma exceção no frio, e os 27 kg em casacos que eu levei me serviram para dar trabalho e destruir a minha mala.
Por contato pela internet eu conheci outros dois colegas do curso e o terceiro eu conheceria no primeiro dia. Esse em questão errou a cidade e foi parar em Ribeirão Preto e, depois de uma noite no taxi, conseguiu chegar a tempo de pegar a primeira aula.
Acabamos ficando no mesmo hotel, no centro, que estava a 12 reais do curso, ao lado de um MC Donalds, 200 farmácias e bons restaurantes.
Eu achei que fosse encontrar bastante dificuldade no curso porque, apesar de ser em imagem, a minha experiência em cardiologia é limitada. Entretanto não foi tão difícil quanto eu imaginava. Na realidade foi muito fácil e divertido.
O curso foi muito interessante porque não abrangeu somente a técnica mas também o caso clínico do início ao fim, com pinceladas em fisiopatologia, alterações clínicas e no ECG e tratamento.
Não foi o tipo do curso que se sai com a impressão de que ficou faltando algo, ou a carta na manga não foi revelada. Eu provei e aprovei.
Gostei bastante do aprendizado, da estadia no hotel, e dos amigos que eu fiz.
Claro que adorei o Mc Donalds e a papelaria Kalunga que tinham na esquina. E também tinha esse mercado que ficava aberto até às 22 h, aonde comprei lembrancinhas e um zippo vermelho de R$ 4,99.
Os contatos que eu fiz no curso também foram excelentes. O Ricardo é veterinário em Boa Vista, a Márcia em Fortaleza e o André trabalha em Salvador.
A única coisa que não gostei foi o tombo que eu tomei na garagem do hotel, na frente dos meus colegas, no último dia...e mesmo para uma estabanada como eu, ainda sinto que saí no lucro de SJ dos Campos... digo, do Rio Preto.
OBS: O link PROVET não dá acesso ao curso atualmente (10/09/2010), pode ter sido tirado do ar por já ter acontecido.
fonte da imagem
Postado por Alice no País das Maravilhas às 22:46 0 comentários
Voto Pelos Animais - WSPA
Claro que o voto não deve ser fundamentado em uma só razão, ainda deve-se checar o passado dos candidatos e escolher aquele que melhor atender à sua necessidade de cidadão.
Fica a dica para quem precisava de só mais um motivo para votar no candidato preferido ou a título de curiosidade, para você saber em que andam trabalhando por aí em prol do bem estar animal.
Postado por Alice no País das Maravilhas às 10:00 0 comentários
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
O dia do Médico Veterinário - 9 de Setembro
Não sei se o médico, ou o fisioterapeuta, ou o administrador (que também comemora em 9 de Setembro) aproveitam também o dia das suas profissões, mas a cada Nove de Setembro eu me sinto renovada.
Como qualquer outro batalhador da profissão eu comecei sem saber nada e até agora ainda sinto que há muito para descobrir.
Todos os dias eu levanto com uma programação entre clínica, inspeção e atendimento e é incrível como na maioria das vezes as coisas não andam como eu programei.
Tudo que sai como planejado é só um motivo para seguir em frente, tudo que sai de errado acaba sendo milhões de motivos para dar um passo para trás e descobrir o porquê.
Então a gente senta, estuda, pensa e chora. No final das contas vê que precisa melhorar, aprender e batalhar mais um pouco.
E assim o veterinário corre atrás do colega, de fazer um curso, de comprar um aparelho, de saber mais.
Não conheço o veterinário que deixou a profissão pelas adversidades, mas conheço muitos que melhoraram por causa delas.
Então, nesse Dia do Veterinário, o que eu desejo aos meus colegas são desafios instigantes e absurdos e, mais do que isso, a paz de espírito para resolvê-los.
Aproveite seu dia, colega. Feliz dia do Médico Veterinário
Fonte da imagem
Postado por Alice no País das Maravilhas às 21:36 9 comentários
domingo, 8 de agosto de 2010
Animada no dia dos Pais
Postado por Alice no País das Maravilhas às 23:30 2 comentários
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Jeito com as coisas
Fonte primeira imagem
Fonte segunda imagem
Postado por Alice no País das Maravilhas às 17:07 6 comentários
terça-feira, 13 de julho de 2010
Novo emprego
Deixe eu contar então..
Notícias boas são que eu sobrevivi nesse um mês, não olhei mais para a dissertação até duas semanas atrás, voltei para a rotina na clínica e nos frigoríficos e, desde a semana passada, estou brincando de gerenciar um petshop?
Por que? Porque a minha vida estava muito sossegada, quase nada para fazer ou resolver, então pensei: um pouco mais de trabalho não faz mal a ninguém.
Agora estou trabalhando igual gente grande, de segunda a sábado, das 8 às 18.
Sem contar que a clínica que estava acostumada a me pegar de pernas para cima em casa a qualquer dia está tendo que se acostumar a me ver apenas nos plantões e à noite, para ultrassonografias de emergência.
Nos horários que estou em casa nem olho para a louça (já não olhava, mas agora eu tenho a desculpa), não tenho mais tanta paciência com meus bichos (idem observação anterior), passo horas escrevendo relatórios, e-mails sem tempo para meus passatempos preferidos, como joguinhos de guerra e campo minado (fala sério!). Orkut e Facebook então? entregues às traças, tive que abandonar os jogos em flash nada viciantes como Colheita Feliz, Café World e Café Mania, que me levaram horas esperando amadurecerem, ficarem prontos... todos foram deletados.
O salário é bom e o trabalho não é tão pesado mas esse emprego trouxe para a minha vida algo que eu não esperava mais viver.. horas perdidas esperando o ônibus, dentro dele, e seguindo da parada para o destino.
O pet shop é na cidade ao lado então quando eu falo horas eu quero dizer HORAS mesmo. Quando o ônibus está cheio eu não posso mais fingir que estou grávida para conseguir lugar, pois emagreci, e se eu o fizer vou passar apenas por uma magra maluca cara de pau.
Ontem eu fui alegremente para a parada do ônibus, levando comigo um maltês de um quilo dentro de uma caixinha de transporte, o pobrezinho está internado comigo nessa semana. Depois de pagar a passagem e querer morrer porque não havia lugar para sentar, uma moça do fundo se levantou e disse: Que coisinha linda... pode sentar aqui senhora, tadinho do cachorrinho tá dodói!
Dessa vez a fofura do moribundo me rendeu um lugar, mas, e da próxima?
Fonte da imagem utilizada
Postado por Alice no País das Maravilhas às 13:12 5 comentários
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Aniversário da Casa do Bicho - 5 anos
Eu estou trabalhando com clínica de pequenos animais desde que me formei, comecei com um pequeno consultório dentro de um petshop e um ano depois decidi abrir a Casa do Bicho, com uma sócia, a Renata.
Quem acompanha o blog há mais tempo vem ouvindo um pouco das minhas histórias, participando que do que considero um sonho que se realiza de forma diferente a cada dia.
Afinal, a vida do clínico de pequenos animais é assim, aos trancos e barrancos se realizando diariamente. Há dias que dá vontade de desistir de tudo voar para longe. Há dias que dá prazer em ser veterinário e pensar "Será que alguma vez eu ja quis ser algo diferente?"
Eu encaro essa vida de clínica como uma plantação que deve ser regada todos os dias, mesmo quando o sol está muito forte para sair de casa. E quando chove, a gente descansa. Um dia os frutos amadurecem e devem ser colhidos, e outros devem ser plantados no seu lugar.
Na semana de comemoração do quinto aniversário da Casa do Bicho nós fizemos diversos kits para presentear os animais com amostras de ração, biscoitos e ossinhos para os cães e gatos Os clientes também foram bajulados com refrigerante, salgadinho e doces.
Agradeço a todas as empresas que colaboraram com nossa comemoração, em especial à Purina ProPlan, Pedigree, Royal Canin e Ecovet.
Pesquisa do Sebrae sobre as pequenas empresas
Postado por Alice no País das Maravilhas às 22:09 2 comentários
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Defesa da Dissertação
Fonte da imagem
Postado por Alice no País das Maravilhas às 21:55 3 comentários
terça-feira, 25 de maio de 2010
Marido de veterinária - II
Há cerca de 2 horas me liga uma cliente, dona de gato. Quem conhece o dono de gato sabe muito bem que ele tem duas características principais, segundo Dr Achivaldo:
1- Ele não cria gatos, ele os coleciona. O prazer do dono do gato é adicionar gatos à sua gataria particular;
2- Ele trabalha incessantemente com o objetivo de engordar seus gatos.
Esse gato não era diferente. Chefe de uma quadrilha felina que envolvia outros quatro gatos, o SRD Júlio pesava exatos 9,8 kg de mimos.
Nesta noite o felino em questão quebrou um vaso, cortou a pata e sangrou pela casa inteira.
Um adendo especial nesse atendimento, ao me ver me arrumar para a emergência, o digníssimo esposo logo se prontificou: Quer que eu vá contigo?
Eu estranhei tamanha bondade e logo pensei: ou está com ciúmes, ou sem sono.
Nada comentei, afinal, poderia afugentar o prince charming que me acompanharia.
Após 20 minutos da ligação recebida, exatamente às 23:20, chega a proprietária esbaforida:
- Bom dia doutora... ops!.
Eu respondo: Ainda não senhora, mas daqui a algumas horas!
Ela sorri e entra consultório adentro.
Ao ver o digníssimo, o dona do gato logo diz: Vixe, doutora, achei que estivesse sozinha, vim bem à vontade.
A senhora vestia uma camisola mais curta que meu salário, carregando o gato com cara de susto, dedos abertos e uma pata toda suja de sangue. Atrás vinha sua filha, suando e respirando com dificuldade.
- Não tem problemas, senhora, vamos ver o que temos aqui.
A hemorragia já havia estancado e após limpar a lesão com água oxigenada eu localizei corte em questão. Tive um pouco de dificuldade, era minúsculo e estava compromentendo apenas pele.
Realizei tricotomia ao redor e passei uma pomada com antibiótico.
Enquanto isso a mãe dizia: Minha filha, segure um pouco o Júlio.
Ela respondia: Não mãe, você não fala para todo mundo que carregou esse gato na barriga nove meses? Então agora segure a senhora. É verdade doutora, ela fala isso para todo mundo. O gato não pode ter nada que ela fica maluca. Eu estou aqui, com febre, acabei de tomar a vacina contra H1N1 e .... olha aqui, doutora, estou suando. Esse gato faz o que quer, ele entra no meu carro e mija no painel e...
Nesse momento meu marido se sentiu no direito de fazer um comentário que muito lhe custará nos dias que estão por vir...
"Se fosse meu gato eu dava um tiro"
Eu quis entrar no minúsculo corte na pata do gato de tanta vergonha.. comecei a rir como uma abestalhada:
"Como assim um tiro.. ahaha, você está hilário essa noite!" E lhe lancei um olhar mortal que toda mulher sabe fazer e congela o peito de qualquer homem.. mas ele não olhava para mim.
"Um gato mijar no painel do meu carro?? Tomava um tiro"
A proprietária sorriu e eu acrescentei: Dava tiro nada, vocês sabem porque que eu tenho 5 gatos? Ele que os pegou na rua, os gatos fazem o que querem com ele..
Não satisfeito ele completou: Mijo de gato fede demais.
E eu aproveitei: Fede, fede mesmo, mas você não liga quando os cinco dormem com você.. ahaha, ele adora gatos.
Claro que os únicos 3 gatos que temos não dormem com ele, mas ele entendeu na hora.
"Sim, sim, ehehe adoro gatos.. por mim criava mais... mas esse Júlio é lindo mesmo"
A proprietária voltou a sorrir e abraçar seu felino enquanto meu digníssimo o enchia de elogios.
Ao final do atendimento, ela agradeceu, pediu para ver minha tatuagem de gato e eu logo acrescentei que o digníssimo também possuía uma, de tanto amá-los, mas estava por baixo da roupa.
Ela saiu feliz, eu saí feliz e o único que não estará feliz, pelo menos essa noite, será o meu acompanhante especial.
Colegas veterinárias: nunca levem seus maridos para um atendimentos a não ser que seja muito necessário ou se os mesmos forem mudos.
Fonte da imagem: http://www.jornaldosamigos.com.br/gato_gordo.jpg
Postado por Alice no País das Maravilhas às 00:30 9 comentários
domingo, 25 de abril de 2010
Por que os animais sofrem?
Compreendamos, desse modo, que o sofrimento é ingrediente inalienável no prato do progresso.Todo ser criado simples e ignorante é compelido a lutar pela conquista da razão, e atingindo a razão, entre os homens, é compelido igualmente a lutar a fim de burilar-se devidamente.
O animal se esforça para obter as próprias percepções e estabelecê-las.O homem se esforça avançando da inteligência para a sublimação.
Certifiquemo-nos, porém, de que toda criatura caminha para o reino da angelitude, e que, investindo-se na posição de espírito sublime, não mais conhece a dor, porquanto o amor ser-lhe-á sol no coração dissipando todas as sombras da vida ao toque de sua própria luz.
Texto transcrito do artigo: http://www.partidaechegada.com/2008/09/animais-em-sofrimento.html
Postado por Alice no País das Maravilhas às 02:13 7 comentários
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Formspring (Parte 6)
Postado por Alice no País das Maravilhas às 18:38 4 comentários