sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Curso de Ecodopplercardiograma


Em continuação ao post Ecodopplercardiografia...
Depois de trocarmos o aparelho de ultrassom por um que tivesse a ferramenta de doppler colorido, eu precisei fazer um curso de ecocardiografia, não adianta ter e não saber usar.
Confesso que até o dia do curso eu ligava o doppler para verificar circulação nas estruturas, para a tela ficar mais colorida e fazer o barulhinho do batimento do coração do cachorrinho.
Então eu procurei uma série de cursos sobre o assunto na internet e encontrei alguns bem interessantes:

Kardiovet
Provet
Echoa

Decidi fazer o curso do Instituto Kardiovet, que aconteceu de 26-30 de Julho/2010, em São José do Rio Preto. Enquanto eu procurava por hotéis e passagens de avião, me peguei várias vezes digitando São José dos Campos e até a data do curso, eu ficava com medo de acabar indo para o lugar errado.
Fiz uma pesquisa e segundo o mês do ano, considerando o estado de São Paulo, eu sabia que estaria frio. Só não pesquisei a meteorologia, parecia óbvio. Quando cheguei em São José do Rio Preto percebi que aquela cidade é uma exceção no frio, e os 27 kg em casacos que eu levei me serviram para dar trabalho e destruir a minha mala.
Por contato pela internet eu conheci outros dois colegas do curso e o terceiro eu conheceria no primeiro dia. Esse em questão errou a cidade e foi parar em Ribeirão Preto e, depois de uma noite no taxi, conseguiu chegar a tempo de pegar a primeira aula.
Acabamos ficando no mesmo hotel, no centro, que estava a 12 reais do curso, ao lado de um MC Donalds, 200 farmácias e bons restaurantes.
Eu achei que fosse encontrar bastante dificuldade no curso porque, apesar de ser em imagem, a minha experiência em cardiologia é limitada. Entretanto não foi tão difícil quanto eu imaginava. Na realidade foi muito fácil e divertido.
O curso foi muito interessante porque não abrangeu somente a técnica mas também o caso clínico do início ao fim, com pinceladas em fisiopatologia, alterações clínicas e no ECG e tratamento.
Não foi o tipo do curso que se sai com a impressão de que ficou faltando algo, ou a carta na manga não foi revelada. Eu provei e aprovei.
Gostei bastante do aprendizado, da estadia no hotel, e dos amigos que eu fiz.
Claro que adorei o Mc Donalds e a papelaria Kalunga que tinham na esquina. E também tinha esse mercado que ficava aberto até às 22 h, aonde comprei lembrancinhas e um zippo vermelho de R$ 4,99.
Os contatos que eu fiz no curso também foram excelentes. O Ricardo é veterinário em Boa Vista, a Márcia em Fortaleza e o André trabalha em Salvador.
A única coisa que não gostei foi o tombo que eu tomei na garagem do hotel, na frente dos meus colegas, no último dia...e mesmo para uma estabanada como eu, ainda sinto que saí no lucro de SJ dos Campos... digo, do Rio Preto.

OBS: O link PROVET não dá acesso ao curso atualmente (10/09/2010), pode ter sido tirado do ar por já ter acontecido.
fonte da imagem

0 comentários: