quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Choque séptico


Qual o tamanho da paciência de um veterinário?
Há alguns meses eu atendi um uma gata que, segundo o proprietário, havia parido no dia anterior e no dia do atendimento estava com uma 'infecção generalizada'.
A gata chegou em choque, com odor fétido, hipotermia, mucosas cianóticas.
Eu fiz todo esforço para estabilizar o animal com aquecimento, soro, glicose, antibioticoterapia e tratamento intensivo.
A gata até melhorou mas veio a óbito em poucas horas.
Ela apresentava úlceras na língua, na ultrassonografia foi visualizado um feto morto, também já em decomposição afinal havia muito gás ao redor dele, a região perianal da gata estava ainda com secreções do parto e larvas de mosca na pele.
Durante a consulta a gata já não havia mais parido no dia anterior e sim 2 dias antes... e até o final da consulta ela havia realmente parido há 3 dias. "Mas até ontem ela estava 'super bem', doutora."
Uma gata em trabalho de parto há 3 dias não fica 'super bem' até ontem, não entra em choque séptico sem antes ter apresentado qualquer sinal de piora.
Eu fiquei muito aborrecida.
Eu perdi uma paciente por não tê-la estabilizado, eles perderam uma gata por não tê-la zelado.
Esse blog é, além de tudo, informativo, portanto:
Atente para seu animal, qualquer mudança de comportamento exige atenção e em uma situação como essa isso não deve ser negligenciado.
Eu acredito que a família realmente pense que o animal estava bem, mas por falta de atenção não observaram que ela não comia, ainda estava em trabalho de parto e estava em sofrimento.
E, o mais importante, seja correto e verdadeiro com as informações do histórico. Uma gata com um dia de parida e quatro dias possuem prognósticos bem diferentes e exigem tratamentos distintos.



Não se esqueça de seguir o blog, por Seguidores ou FEED.

• Diário de uma Veterinária


Bookmark and Share

2 comentários:

Carina disse...

Mandamento do proprietário. Não mentir para a veterinária, seu trouxa! Veterinária não tem bola de cristal, né, Alice?

disse...

Sou "mãe" de duas gatas e não consigo imaginar como a pessoa consegue negligenciar dessa forma o seu animal! É absurdo!
Bjos.