domingo, 12 de abril de 2009

Pós operatório



Quando operamos um paciente na clínica, nós fazemos várias recomendações acerca dos cuidados com o pós operatório.


O animal deve ficar em repouso, a depender da cirurgia nós recomendamos uma dieta especial, curativos devem ser feitos uma vez ao dia, com bastante cuidado.

Muitos animais não ficam em repouso, quando falamos: Deixe-o preso em algum quarto ou banheiro para limitar o espaço....
alguns proprietários entendem: chegue em casa e o solte no quintal, quanto mais ele correr, mais rápido ele se recupera.

Então eles voltam com deiscência de suturas, hérnias, feridas infectadas, isso quando não fazem evisceração (saída de vísceras da cavidade abdominal) em casa e ainda mastigam um pouco das mesmas antes de morrer.

Toda cirurgia gera uma mudança no metabolismo do corpo do animal. Ele não pode, simplesmente, ser responsável pela própria recuperação, é preciso muito cuidado e dedicação dos proprietários.

Durante o tempo que passei na U.T.I eu descobri porque todos os meus pacientes arrancam a fralda nos primeiros 5 minutos... aquilo é ridículo!! Ainda bem que não preciso usar o colar elizabetano... ficaria "lindo" né!!

Eu sofri uma cirurgia no trato gastrintestinal, exige uma dieta líquida por 15 dias. Comi pela última vez no domingo e depois fui tomar água de coco na quarta feira, ao meio dia. Esses 15 dias de dieta líquida estão me matando. Você pega um gordo, enche a casa de guloseimas, e fala pra ele que se ele comer... ele morre. É fogo. Então você dá pra ele, 50 ml de água de coco, 50 ml de gatorade, 50 ml do caldo da sopa (não é sopa batida, é o caldo, só o caaalldo), 50 ml de leite desnatado com um suplemento proteico, 50 ml de suco, e manda ele tomar cada coisinha de meia em meia hora.

O Beto, como meu proprietário, está se dedicando o quanto pode... o quanto pode mesmo, porque eu conheço as limitações dele, que afinal são as limitações de qualquer homem... FALTA DE PACIÊNCIA. Graças a Deus eu ainda tenho mãe e esta sim, cuida até demais, já está ali gritando: já andou hoje?? não bebe deitada!! Fez o exercício respiratório?? tá muito tempo deitada, senta um pouco!! tá muito tempo sentada, vai deitar!!

E a enfermeira que vem todos os dias trocar os curativos, ouvir minhas reclamações quanto à dor causada pelo (rrrrrrrrr) DRENO, e aplicar uma injeção. Por incrível que pareça, eu gosto dela.

Eu tenho que tirar o meu chapéu para os pacientes que ainda balançam o rabo para mim depois da cirurgia, porque eu não balancei rabo pra ninguém naquela U.T.I, acredito até que tenha xingado algumas pessoas.

Mas hoje é domingo de páscoa, não posso comer nem beber ovo de páscoa. Deixo essa função para vocês... não dêem chocolate para seus cães, é tóxico (leia mais sobre isso).

Feliz Páscoa para todos, para uns significa mais que chocolate, significa renascimento.


Não se esqueça de seguir o blog, por Seguidores ou FEED.

• Diário de uma Veterinária


Bookmark and Share

8 comentários:

Anita disse...

Boa noite! Descubri o seu blog hoje e fiquei encantada. Parabéns! Eu própria estou a estudar para no próximo ano lectivo entrar em medicina veterinária. Se me puder dar alguns conselhos, agradecia imenso. Mais uma vez, parabéns pelo blog!

Allure disse...

Bem, só para te dar esperanças.. eu quando estava na faculdade aínda, sofrí um grave acidente de carro que entre tantos ossos quebrados, me rendeu uma fratura de mandíbula...e eu tive que fazer uma cerclagem. Enfim, passei 75 ( SETENTA E CINCO ) dias alimentando me somente com liquidos que passavam pelos vãos dos meus dentes...e eu sobreviví.

Vai passar e você vai ter mais histórias para contar..bjs e se cuida.

Aline Vachelli disse...

Oi Alice!
Ri demais com esses seus depoimentos.. e comparações!
Boa sorte na recuperação, e não se desespere com a comida!rss... Afinal, é por uma boa causa!
Beijos

Adriano disse...

Pad,

Boa recuperação! Que tudo fique bem, rapidinho!

Bjs,
ch0wn

Paula Rocha disse...

Feliz renascimento pra vc! Depois desta experiência tenho certeza q renascerá ainda mais forte, retada e bonita!
Força aí.. pense no resultado final p unir forças diárias...
Um super bjo da colega e amiga

Nancy disse...

Já tá é na hora de vc voltar pro TVT. Os cães estão sentindo sua falta! Só os cães mesmo viu?! kkkkkkkk :D

Danielle disse...

ô Alice, tadinha kkkkkkkkkkkkkkk =)),
acho que seu nome ta errado, ao invés de ser Alice no país das maravilhas, tinha que ser Alice em Aguas de maravilhas -.-' rsrsrsrsrs kkkkk ( não me chingue viu kkkkkkkk) bjus e ouça sua mãe pra vc se recuperar logo ok, estamos esperando por vc la no tvt viu.
xeros e xodades!!!!!!!!!!!

Alice no País das Maravilhas disse...

Anita - lembre-se que nenhuma verdade é soberana, estou errada e certa muitas vezes, aproveite o melhor dos posts... qualquer coisa fale comigo em CONTATO, tiro a dúvida que vc tiver, mesmo que a resposta seja: não sei...
Allure - TADINHA DE VCCCCCCCCCCCCCCCC....... to morrendo de dó agora... mas gordo é assim, reclama de tudo quando p assunto é comida.
Aline - :D ahhhh não vejo a hora de passar mais 10 dias e eu poder tomar IOGURTE :D
Ch0wn: vc por aqui? que jóia.. obrigada