sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cuidados com os cães recém-nascidos


Quais são os cuidados que devemos ter com os cães recém-nascidos?
A princípio nenhum, afinal quem tem esses cuidados é a cadela. O mínimo que precisamos prover é um ambiente limpo, seco, ventilado, protegido da chuva, frio e predadores (lê-se outros animais e crianças). Mas o que fazer quando a mãe morre ou rejeita os filhotes, e a ninhada passa a ser sua responsabilidade? Não adianta chamar os cachorrinhos de batata-quente um, dois, três, quatro e cinco e deixá-los à mercê do próprio destino.
Certa vez eu atendi um filhotinho de poucos dias que veio com o histórico: Doutora, seguinte, ele é o menor da ninhada e estava chorando muito ontem. Eu o separei da mãe e dos irmãos e o tranquei no carro mas fiz uma promessa, se ele amanhecesse vivo eu o traria. Pelo que a senhora percebe ele amanheceu vivo, então eu trouxe.
Mas esse não sobreviveu, e eles não sobrevivem sem suporte, vejamos porque:

TEMPERATURA:

Do nascimento até três semanas de idade, o filhote não é capaz de regular a temperatura corporal. Se ele não tiver sendo aquecido pela mãe, em pouco tempo a sua temperatura corporal cai. Somente com quatro semanas de vida o filhote é capaz de manter a temperatura corporal tal como o cão adulto, entre 38 e 39°C. Você deve manter o cãozinho recém-nascido aquecido a uma temperatura corporal entre 36 – 37°C. Para isso você vai precisar de uma caixa de papelão, uma toalha, jornal e um abajur. Deve-se então forrar a caixa de papelão com jornal, dispor a toalha como se fosse um ninho, mantendo o cachorrinho envolvido, e o abajur sobre a caixa, com lâmpada incandecente. Não podemos nos esquecer que a temperatura ambiente varia absurdamente nas regiões do Brasil, podendo derreter o cérebro do veterinário de Fortaleza ou até congelar daquele de Botucatu (não exemplifiquei com o sul do Brasil pois nunca estive por lá, só Deus sabe como vocês sobrevivem aí embaixo). Deve-se atentar que cerca de 80% do filhote é composto por água e pode desidratar rapidamente, portanto o ambiente não pode também estar muito quente, sendo respeitada a temperatura corporal de 36 – 37°C. Na terapia intensiva na clínica veterinária  pode-se evitar essa desidratação lambuzando o filhote com óleo johnson sem perfume, ou óleo mineral. É mais difícil avaliar desidratação em filhotes recém-nascidos, uma forma segura é passando o dedo na mucosa oral, que deve estar úmida e não ressecada. Muito cuidado para não superaquecer o filhote, ele não tem a capacidade de se afastar do calor sozinho.

TROCAR A FRALDA:

Um bebê deve ter sua fralda trocada sempre que urina ou defeca mas no cachorrinho recém-nascido isso não é possível. Para entendermos o nosso papel nesse cuidado é precido entender o comportamento da cadela. Para manter os filhotes e o ambiente limpos, e não atrair predadores, a cadela lambe a vulva/pênis e ânus dos filhotes e só após esse estímulo que eles vão eliminar fezes e urina. Não, você não vai precisar lamber o filhote, mas deve usar um algodão umidecido e, gentilmente, simular a lambedura da cadela. Esse procedimento deve ser realizado em cada filhote pelo menos 10 vezes no dia. Se você encontrar fezes e urina no ninho é porque não está estimulando a eliminação de fezes e urina o suficiente. Quando não suportar mais o filhote vai eliminar sozinho mas isso não é o ideal pois causa dor, estresse, retorno de urina para os rins e cólica intestinal. Esse procedimento deve ser realizado durante as primeiras 2 semanas de vida do filhote.

ALIMENTAÇÃO:

Até aqui vimos que tal como os bebês humanos, os bebês caninos também precisam ser aquecidos, defecam, urinam, gritam (não como os humanos) e comem.
Atualmente temos no mercado algumas marcas de leite substituto canino em pó (PetMilk) ou líquido (Milk Bomguy). Um filhote de 400 g deve receber em cada refeição de cerca de 15ml de leite, perfazendo um total de 90 a 120 ml por dia. Entretanto há uma variação na concentração de nutrientes em cada leite comercial e deve-se respeitar a quantidade recomendada pelo fabricante. 
Caso não haja leite substituto canino comercial disponível, o veterinário responsável pela ninhada irá prescrever uma receita caseira a depender da disponibilidade do proprietário e da região. Não adianta prescrever ingredientes que não serão encontrados. 
Uma receita bastante utilizada para filhotes de cães é (BRETAS, 2003):

4 gemas de ovo; 
610 ml de leite integral; 
3 colheres de sopa de creme de leite; 
100 ml de água; 
10g de suplemento vitamínico-mineral para cães em crescimento; 
5g de calcáreo calcítico 

As refeições devem ser divididas e realizadas a cada 3 horas, todo leite que sobrar de cada mamada deve ser descartado e uma nova receita ou mistura preparada na próxima refeição. O leite deve estar aquecido a uma temperatura semelhante à temperatura corporal da cadela (entre 37 – 38,5°C). Se o leite for administrado frio ou gelado, vai também baixar a temperatura do filhote.
As mamadeiras usadas devem ser aquelas próprias para filhotes de cães e gatos pois possuem um bico adequado para a abertura da boca do filhote. Mamadeiras de recém-nascidos humanos também podem ser utilizadas, pois possuem um bico menor, entretanto deve-se atentar para a abertura de saída do leite. Essa abertura deve ser tal que ofereça resistência para o filhote e ele tenha que sugar com mais força. Se o furo no bico da mamadeira for muito largo o filhote vai engasgar e aspirar o leite. Para testar o tamanho ideal do furo vire a mamadeira de cabeça para baixo. Se o leite fluir livremente, então o furo está muito largo. O leite não deve pingar livremente e somente quando levemente pressionado o bico da mamadeira.      
O filhote deve ser posicionado de bruços para a mamada, e a mamadeira deve ser posicionada de forma que o filhote tenha que levantar a cabeça para mamar. Posicione também a sua mão para oferecer apoio para as patinhas anteriores do filhote, pois ele faz movimentos com as mesmas como se estivesse estimulando a mama da mãe para a saída do leite.

VISÃO:

Os filhotes abrem os olhos por volta dos 10 a 14 dias de vida. Apesar de abrirem os olhos eles só passaram a distinguir profundidade e distância com maior definição aos 3 meses. Devido à sensibilidade à luz, deve-se evitar luz direta nos olhos dos filhotes até as 4 semanas de vida.

DESMAME:

O desmame pode ser iniciado em filhotes a partir de quatro semanas e será completado quando o filhote atingir de 6 a 8 semanas.
O ideal é a utilização de papinhas de desmame para os filhotes e várias marcas estão no mercado (Papinha de desmame Premier, Papinha de Desmame Max). deve-se obedecer as indicações do fabricante. O desmame também pode ser realizado oferecendo ração em latas para filhote, aquecida, e misturada ao leite substituto. Essa refeição será gradativamente mudada para ração para filhotes.

A responsabilidade do proprietário dos cães também envolve a escolha do novo lar, socialização do filhote, vermifugação e vacinação. Assuntos que abordarei no próximo artigo.

Literatura recomendada:


57 comentários:

Mille disse...

Ai meu Deus, que pessoa é essa q tranca um bebezinho indefeso sozinho num carro e espera ate o outro dia para ver se sobreviveu? Que diacho de promessa macabra é essa? Um trem desse não vai para o céu naum! Tirando esse proprietário desalmado, devo dizer que Alice girl, você acabou de dar um show de aula de pediatria! Nunca aprendi na faculdade tanto quanto acabei de aprender. Obrigada! Mulé retada! Amo suas postagens!! Nunca deixe de escrever! Beijim

Blog da Joaninha disse...

Alice amo vir aqui, aprendo muito com vc, e adoro as suas recomendações, vc passa muita confiança. Bom aqui em casa temos tres meninas de cauda, e a Jady a nossa boxer veio pra nossa casa com menos de 20 dias, pois a mãe dela teve 11 filhotes e as mamas dela ficaram com muitas fissuras e o vet indicou que fossem separados os filhotes da mãe, sem contar que ela matou dois sufocados, bom a Jady eu colocava em uma caixa de papelão com cobertor e aquecia água em uma temperatura suportável e colocava dentro de uma garrafa pet de 2 l. e colocava perto dela só que tinha que levantar a noite td pra ver se ela estava aquecida, mas enfim hj ela esta com três anos e é muito linda, bjsss

Camilli Chamone disse...

Alice,
pelamordideus... estou deprimida agora, imaginando o pobre filhote preso no carro, passando fome e frio, sem ter uma alma para estimulá-lo a eliminar suas necessidades fisiológicas.

Olha, eu postei o texto "Vai acasalar sua cachorrinha?" (http://www.blog.villechamonix.com/2010/10/vai-acasalar-sua-cachorrinha.html) lá no blog e muita gente caiu em cima, nem deu para publicar todos os comentários, porque sobrou até apara minha avó. :-(

Sou totalmente PRÓ castração de animais de companhia, por várias razões e uma delas é para que esse tipo de absurdo não aconteça.

Tenho que discordar de você quando você diz que "a princípio não devemos ter nenhum cuidado com os recém nascidos, porque é a cadela que cuida", rs.
Pelo menos, na raça que crio, se nós não virarmos noite e dia, o índice de mortalidade da ninhada é altíssimo.

Agora, promete que faz um post feliz? :-)
Diz que você está castrando um monte de cachorro, que ninguém quer brincar de experimentar o "milagre da vida", que as pessoas estão conscientes da posse responsável... DIZ, DIZ, DIZ!!!

Mil beijos!

:)

Cokinho Filipe disse...

de Coquinho
Para - Dr. Alice _______ e _________ da __________ _________ Albuquerque.


http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?uid=13955596813200279606

Cilene Oliveira disse...

Alice, adorei o seu blog, você é uma pessoa abençoada e humanitária, pois divide suas informações conosco.
Gostaria de fazer uma pergunta, minha cadela teckel tem 4 filhotes de 19 dias hoje 28.19.10. Estou em duvida se eles estão mamando certinhos. Pois eles mamas a todo momento, quando minha cadela sai e volta em +- 15 minutos ele ficam loucos para mamar novamente é normal, tem um filhotinho o mais magrinho que tempreguiça de mamar muito estou preocupada com ele em especial o que você acha que tenho que fazer. Obrigada pela ajuda desde já.
Abraços e saúde na sua caminhada.
http://greenong.blogspot.com/

bellaeosdiasdecao disse...

Olá, Alice! adorei seu blog e já estou seguindo. Coloquei um link também no meu blog, o Dias de Cão. Fica o convite para vc conhecer meus filhos caninos. http://bellaeosdiasdecao.wordpress.com/
beijinho!

José María Souza Costa disse...

Achei legal o seu blog Muito bom estou lhe chamando a visitar o meu blog e se possivel seguirmos juntos por eles Estarei lá lhe esperando
www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

Raíssa N. disse...

acabei de fechar minha materia optativa de neonatologia e pediatria veterinária com nota 10 \o/
acho que eu tive sorte, pq parece que nem todo mundo tem a chance de ter uma materia dessas na graduação. Mas enfim....seu post ficou muito legal ^^

Cristiane Knoblauch disse...

Alice que lindo teu blog.
Tenho um poodle de 5 anos e 4 meses, e a 1 ano e 4 meses venho lutando contras as crises de convulsão que ele começou a apresentar.
Ele tem 6kilos, e faz uso de 100m de gardenal por dia, mais 200mg de brometo de potassio, essa semana observei a capsula do brometo em suas fezes, não inteira, mas havia o pó, ele continua a ter crise a 1 ano e 4 meses, uma semana sim, outra não, será que a capsula de brometo não está sendo absorvida??
obrigada querida!

Beatriz Oliveira disse...

Oi alice!
Gente do céu como eu amo animais *-*
eu amo muuuuuuuiiito!!!
Eu adotei um filhote (femea)
e ela é muito novinha pq a mae nao queria mais :/
biah_oliver@hotmail.com
me add no msn!! siga meu blog *-*
pq eu to adorando o seu!!!
Usa meu selinho (http://beatriceetc.blogspot.com/2010/11/seliinho.html)
Beijux

victor disse...

oi tudo bem...minha cachorra deu cria de 10 filhotes e ela nao gosta muito de dar de mama e fico preocupado com eles e é muito bom ficar sabendo o fazer nessas horas e como ajuda-los. obrigado alice.:)

barney disse...

Meu cachorro tem 23 dias e esta com uma virida nas costa em carne viva de tanto a mae lamber para protegelo oque devo passar para cicatrizar

juliana&juciana disse...

se um filhote nao mamou ele tem chance de sobreviver?

juliana&juciana disse...

pode dar leite nrmal com umas gotinhas de agua?

binho disse...

tenho quatro filhotes de pincher a mae deles foi atropelada quando eles tinham 5 dias ja estao no 22dia so q o filhote menor nao quer mais mamar e nao para de gemer nao sei o q fasso nao sei se e colica ou vermes eu so os amamentei com leite de vaca fresco com uma vitamina pois moro no sitio por favor me ajudem o q posso fazer

Alana Araújo disse...

0i , pow eu ganhei um cachorro & ele ta recem nascido , já abriu os olhos , eu comprei leite liquido pra dá a ele . Mas ele toma +- o que faço , eu forrei uma caixa , & ele ta dormindo tranquilo , minha preocupação é a alimentação se Poder me Ajudar , Meu E-mail : alana_araujo93@hotmail.com

TEREZINHA BRAZIL disse...

Menina...como vc me ajudou!!! minha cadela teve 11 filhotes, ha 9 dias, estou sem saber oq u fazer, ou estava nê, até ler seu blog. Olha, 11 cãezinhos, ela só tem 8 peitos, uns estão ficando sem mamar, quando estou por perto eu troco, reveso, mas nem sempre posso fazer isso, ma a sua dica para o litinho deles me ajudou mt, pois não estou em condições de leva-los ao veterinário agora, por tanto, muito obrigada. Olha, só faltou uma dica a para dar para a mamãe aumentar o leite, no mais, obrigada, Deus abençoe vc, beijos!!!!!

Tata Serrano disse...

Olá...minha cachorrinha teve filhotinhos e infelizmente só um nasceu vivo e ela o rejeitou...estou dando Pet Milk e ele esta na casinha bem aquecido, mas nos ultimos dias ele tem feito coco com um pouquinho de sangue, não é todas as vezes, mas todo dia sai um pouquinho. É normal? Ele tem 12 dias de vida...fico no aguardo da sua ajuda, obrigada...

bia disse...

estou passando por uma situação parecida, minha cadela cujo nome belinha tem pouquissimo leite e tenho q complementar a alimentação dos filhotes a cada 30 minutos , são filhotes de poodle e mamam 1 ml somente, da trabalho mas foi o único jeito de salva-los ...

ALINE disse...

Doutora.....me ajuda pelo amor de Deus,moro em uma cidade muito pequena, temos apenas um veterinário, que não ajuda muito, mas faz uma boa parte, minha cadelinha passou pela cesária mas não suportou e morreu minutos depois, tenho dois ''netinho'' hoje com 3 dias, mas um dos meus ''bebes'' não faz cocô a mais de um dia, sente fome, mama, faz xixi normal, eu faço o estimulo toda vez que ele vai mamar, e estou alimentado-os com ''nan1''(leite pra bebes recen nascidos) o que eu faço pra ajudar meu pequeno... me ajuda!!! meu e-mail é alinekatiussy@hotmail.com....preciso mesmo de uma luz urgente, eles precisam de mim*

Wilma Dantas disse...

Doutora pelo amor me Deus me ajuda!!!!
Minha cadela (Cocker spaniel ingles) deu cria a 4 filhotes neste dia 23/05 .
Dos 4 filhotes 1 nasceu morto e os outros 2 morreram, apenas um sobreviveu e ele é a coisa mais linda deste mundo! ^^ Mas estou muito preocupada, pois acho que minha cadela não esta cuidando dele direito. Como sei se o filhote esta alimentado? Como sei se ele foi estimulado a defecar e urina? E também me informaram que quando apenas 1 filhote da ninhada sobrevive ele logo morro por sentir-se sozinho. Isso é verdade? Como faço pra não perde-lo? Por favor me ajuda! ENVIE-ME UMA RESPOSTA VIA E-MAIL? (wiih_innocence2010@hotmail.com)

janezinha disse...

Doutora Minha cadela cocker teve oito filhotes e um deles parece não conseguir mamar, ele chora bastante e fica isolado dos outros e tem uma temperatura totalmente diferente dos outros. O que devo fazer?

Fabiana Faria de Paula disse...

Doutora muito obrigado pelas dicas...Temos em casa filhotes de yorkshire, nasceram quatro filhotinhos sendo que dois deles apresentavam a temperatura baixa e outros dois normal...Não sabiamos o que fazer , mas no seu blog conseguimos ajuda...
Novamente Obrigada!

*ASA DE LATA* disse...

STOU COM UMA BEBEZINHA CADELINHA DE 4 DIAS,REJEITADA PELA MAE,ERAM 3,MAIS A MAE SE APAVOROU NA HORA DO NASCIMENTO E DOIS MORREU,RESTOU SO ESSA QUE E MINUSCULA POIS E DESCENDENTE DE PINCHER.EU ESTOU CUIDANDO COM MUITO CARINHO,FAÇO TUDO DIREITINHO,ESTA AQUECIDA EM UMA AIXA DE PAPELAO COM UMA LAMPADA,E JA ESTA SE ARRASTANDO PRA TODO LADO,MUITO LEVADINHA.SO TENHO MEDO NA HORA DA MAMADA,POIS ELA E MUITO GULOSA,E TEM HORAS QUE PENSO QUE VAI SE SUFOCAR,MAIS DEUS HA DE ME AJUDAR A SALVAR MINHA FILHINHA QUE JA COLOQUEI O NOME DE VITORIA.
BJUS A TODOS FKEM COM DEUS

Meninas Mineiras e Cruzerenses disse...

Obg minha cachorra e pincher!!E a primeira cria estava preocupada pq os oslhinhos ainda n abriram!!

Unknown disse...

doutora me ajuda minha cadela teve um filhote ele nao sabe mamar na tetinha da mãe to dando leite ninho vitaminado pra cachorrinha na seringa em 1 e 1 hora 3 ml mais ela parece fraca não sei o que eu faço manda umas dicas para meu email (millaginou@hotmail.com) porfavor me ajuda

MILENA BENFICA disse...

Então me ajude,tenho um caozinho que nasceu com uma fenda no palato e nanismo,ele tem muita dificuldade de alimentar e nao estou conseguindo adaptar nada para ele comer e meu coração esta partido pois ele esta muito magrinho se continuar nesse ritmo ele nao vai resistir...me ajude me envie um email milena_mendes2004@hotmail.com

Rose Aparecida disse...

oi tenho uma pincher q deu cria dia 23/01/2013 mas tem um filhote q agora ta comesandoa ficar mais magro nao q mama nao sei o q fazer ela ja deu 4 crias e numca aconteceu isso me ajude

miguel catib disse...

obg pelo carinho de vcs ao imformarem como cuidar de cachorrinhos recen - nascido, ta nos ajudando muito, pois achei uma caixa na rua com 8 cachorrinhos e levei para casa, agora temos q cuidar , bjos

JULIO disse...

Oi a minha cachorrinha esta com 15 dias e já desmamaram e derram ração de adulto amolecida na água, peguei ela e dei ração de filhote amolecida na água fervida e um pouco de leite em pó pra dar um gostinho, mas ela não se deu, amanheceu com diarréia fedida com um pouco de sangue e sem querer comer, o que faço me ajudem porfavor estou desesperada e não tive tempo até agora de levar ela no veterinário, é muito longe de onde eu moro e não tenho carro, ela é da raça pastor alemão,obg.

Mariane Luisa disse...

Ola Dra. me ajude. Estou com uma pinsher bb de 40 dias. Ela chora muito. Quer ficar no colo dia todo se deixar, como não pego ela, acaba gritando muito. E anda trocando dia pela noite. Não sei mais o que faço. Você acha que florais ajudariam?
Grata
Meu email é marianeluisa1@gmail.com

lucas louzeiro disse...

Ow valeu pela dica a minha cadela deu cria e so deu um e o cachorrinho nao ta abrindo os olhos

lucas louzeiro disse...

Ow valeu pela dica a minha cadela deu cria e so deu um e o cachorrinho nao ta abrindo os olhos

Meg Lima disse...

Olá, me ajude! Minha York teve só uma BB e está com 10hs que nasceu mas não para de chorar. Ela não mama sozinha e acho que qd ponho a boquinha dela na detinha e aperto ela não tem força para sugar.Parece que ela não sabe engolir:(.Já a amo e não quero perde-la, me ajudem! Ela dorme 5minutos. E já acorda chorando. Coloco abajour ela para de chorar , mas em 2minutos já chora. Eu a amo, amo...me ajudem

Frank Lucas disse...

Como acabar com pulgas e carrapatos, como ensinar truques, tudo sobre cão, cachorro ideal pra crianças e muito mais


http://missaopet.blogspot.com.br/





angel disse...

tenho uma pastor alemã e ela não esta dando bola pros cachorrinhos e eles estão morrendo e ela ta comendo eles!o que faço??

Flavio Santos disse...

Boa tarde, os filhotes de minha cadelinha ja tem 15 dias de nascidos e ainda não abriram os olhos, to preocupado, oq devo fazer??

blogdaali disse...

Olá! Gostaria de tirar umás dúvidas!
Queria que minha cachorra Pastora Alemã desse cria (ela tem 4, quase 5 anos), mas tenho medo que ela os mate, pois uma vez quando ela tinha uns 3, um cachorro apareceu na frente da minha casa e fez xixi no portão, ai minha cacchorra arrancou a orelha dele e o matou...(não pensem que sou uma desalmada de nao ter ido ajuda-lo, é que estava fora!) e tenho medo que ela nao desenvolva o instinto materno e os mate tbm, pois nao tenho como protege-los nos 3 primeiros dias de vida! Me ajuuude! Espero resposta!

Busca Vida Frente Mar disse...

estou com um filhotinho de 5 dias nas mãos pois percebi que a mãe lambia o anus dele sempre...quando olhei hoje vi que ele tinha um abcesso no anus com uma ponta de um orgao saindo. Meu Deusss!! Ele ta perdendo muito sangue. moro num sitio distante e o unico veterinario nao atende. o filhote esta com a regiao pelvica bem endurecida, inflamada... limpei o anus dele com soro fisiologico e dei na linguinha um pozinho da pilula anti inflamatoria e analgesica para animais de pequeno porte. ja chorei muito...nao sei oque fazer... ele chora as vezes e dorme de novo..SOS!!

Lúcia Viriato disse...

Ola, chamo me Lúcia, sou de Portugal, e tenho uma cria de pittbull com 20 dias em casa! O surpreendente foi que ela veio infelizmente para as minhas mãos apenas com 2 dias, soube que a mãe depois de dar à luz entrou em choque e foi de imediato para o veterinário, nem sequer leite ela tinha, assim com pena das 12 crias não consegui resistir e fui buscar um caozito, das 12 infelizmente só restam 5! Eu espero e rezo mesmo por este animal. Pois eu tenho ajudado mas ele tambem têm lutado pela vida dele, ninguém acreditava k ele ia sobreviver ele era do tamanho de um isqueiro! Beijo e abraço para quem eu amo e adoro do vosso lindo país

Luana disse...

Oi, boa tarde! me chamo Luana e tenho uma filhotinha de 39 dias e que foi separada da mãe muito cedo, com 35 dias! Minha primeira providencia foi o remedio de verme, e qdo dei a primeira dose, saiu um negocinho no cocô dela.. vou dar mais duas doses e repetir em 15 dias, está certo? minha outra duvida, é a alimentação, estou dando papinha.. de 3 em 3 hrs, isso é certo também? e ja posso começar com ração para filhotes? por favor, me responda.. estou mt preocupada com isso!

Lu Medeiros disse...

Olá Alice, estou com 3 filhotes de dalmata, eles tem 14 dias, foram separados da mãe muito cedo, pois ela não tinha leite o suficiente, mas até agora não abriram os olhos, e estava lendo no seu blog que os filhotes tendem a abrir os olhos de 10 a 14 dias, passar disso é normal, o que fazer?!

Taci disse...

Estou com um filhote de pug com 19 dias e ele esta tendo dificuldades de defecar... Coloquei um supositório de glicerina de uso pediátrico ele defecou bem pouco mas continua com a barriga inchada e resmunga bastante... O que devo fazer???

Natalia Ferri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natalia Ferri disse...

Me ajude por favor.
Tenho uma filhote de rotweiler com 49 dias, quando peguei ela, estava com 35 dias e já comia ração, as fezes eram normais. Como ela era muito magrinha e comia muito pouco resolvi misturar a comida de latinha da pedigree para filhotes. no 1º dia ela aceitou bem, depois deu uma diarréia e ela não quis mais nem comer a ração normal de filhote da pedigree que eu estava dando. Então resolvi trocar a ração pela dog show bem estar para filhotes, achei que por ser mais "macia" facilitaria para ela se alimentar. Resumindo ela está a 7 dias com diarréia, muito magra, come pouco e passa quase todo o tempo dormindo. Ela já tomou a 1ª dose de vermifugo, a 2ª dose tenho que dar daqui a 4 dias. Oque eu devo fazer?é normal eles comerem bem pouquinho? praticamente um punhadinho na palma da mão 2x por dia?

Carros antigos disse...

Minha yorkshire deu cria 3 filhotes 2 nasceu morto e o outro ta com 14 dias so que ele ta muito bambo oque pode ser? obrigado

Brendha Evellyn disse...

Vou ganhar um filhote, so nao sei como meu outro cachorro vai reagir! Ele nao costuma ser ciumento, mas nao sei... Por favor me ajude!

Marilia Silva disse...

ESTOU ARRASADA HJ,PERDI MINHA FILHOTINHA DE PITBBUL POR IMPLUDENCIA MINHA,ELA JÁ ESTAVA COM 25 DIAS CRESCENDO E MUITO ESPERTA AI HJ DEI DUAS MAMADEIRAS A ELA DE 15 ML CD SEGUIDAS POIS ELA PARECIA ESTA FAMINTA,DEI AGUA E COLOQUEI ELA NA CAIXA COMO EU SEMPRE FAZIA.QUANDO ESCUTEI ELA TOSSIR CORRI E PEGUEI ELA JÁ ESTA COM A LINGUA BRANCA,ASSOPREI,BATI NAS COSTAS DELA,TENTEI ASPIRAR COM A SERINGA ,FIZ ATÉ RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA E MASSAGEM CARDIACA,FOI MUITO TRISTE VER ELA INDO EMBORA E EU SEM PODER AJUDA-LÁ,FICANDO MOLINHA NAS MINHAS MÃOS E DANDO SEU ULTIMO SUSPIRO,MEU DEUS ESTOU DESTRUÍDA,FORAM NOITES E MAIS NOITES ME LEVANTANDO DE MADRUGADA PARA DÁ MAMAR PRA ELA,PESQUIZANDO EM SITES COMO CUIDAR BEM DELA,EU AMAVA ELA D+ E TD POR MINHA CULPA!

Flavia Oliveira disse...

Minha yorkshire parece não ter leite suficiente para amamentar os 4 filhotes e ela ta comendo pouco chegou a dar uma especie de convulsao acho que de fraqueza. O que faço? Poupo ela de amamentar alguns dias até fortalecer e vou dando mamadeira com leite proprio pra depois voltar a amamentar?

Sha disse...

Olá,
Estou com uma ninhada de 5 filhotes de Teckel com 1 semana e meia, a mãe deles, minha cadela faleceu após o parto. Estou cuidado de todos, tem sido muito dificil, acordar na madrugada e não sair de casa para poder cumprir os horários da mamadas e ainda cuidar da minha filha.

Estou tentando alternar as tarefas com minha irmã pra poder dar conta, estimular os pipis e dar o leitinho. A Lata do Petmilk aqui em Fortaleza custa R$ 65,00 e quase não dá pra 1 semana. Tem sido um custo alto.

Estou colocando os tapete higiêgico forrando a caixa, mas ainda assim tá complicado, eles fazem muitooooo coco.

Também tenho um blog (www.vestidodefesta.blog.br) que está meio que abandonado por conta do trabalhão que estou tendo.

Mais uma vez agradeço as dicas, sou seguidora do seu blog agora. Bjsss

Marceladvc disse...

Alice, Boa noite! Tenho uma golden e no dia 13/03 ela deu cria e trouxe 2 bebê. É normal?
Obs.: primeira gestação dela.

Obrigada!

Ralph Tavares dos Santos disse...

Meu cachorro é um recém nascido, eu não sei exatamente quantos dias ele tem, mas acredito que tenha uns 15 dias.
Seus olhos ainda não se abriram, um se abriu mas está em cor cinza e o outro não se abriu totalmente.
Gostaria de saber se isso é normal e como posso alimenta-lo?

Anderson Peixoto disse...

Eu resgatei um cachorro na rua, ainda com o cordão, mas depois de 2 dias ele faleceu na minha mão, estou tão desolado, eu amava o meu cachorrinho, mas ele n chegou a mamar, pois a mãe sumiu, era de rua, ele n chegou nem a mamar nela, só podia dar leite normal mesmo, mas infelizmente ele morreu hoje.

Kayla Romanha disse...

Ei bom dia!!!!
Minha cachorra deu cria a um filhote apenas, e ela fica gemendo e chorando muito e eu não sei o que fazer...
Poderia por favor me dar um conselho do que fazer?
Obrigada

jozilene barreto disse...

genteee!!a cadela do meu filho teve 8 filhotes um nasceu morto fiquei o tempo todo ao lado dela depois de 45 minutos mais ou menos ela parecia estar engasgada,foi quando ela vomitou um filhote eu ví...e saia muito sangue pela boca então ela ficou limpando ele estou perplexa!!existe alguma explicação para isso??

jozilene barreto disse...

você nunca responde?? não entendo

jozilene barreto disse...

você nunca responde?? não entendo