quinta-feira, 11 de março de 2010

Formspring (Parte 3)

Hora de trazer mais perguntinhas do Formspring aqui para o BLOG.

Eu sei, não precisam falar, devo atualizações no blog, mas vocês têm noção do que é escrever TESE? TÊM? Então por que ninguém me disse nada?

Além disso, semana passada eu estava em São Paulo, pois é, fui conhecer o novo aparelho de Ultrassonografia da clínica para fechar a negociação, vocês não fazem IDÉIA do quanto ele é lindo. Foram pouco mais de três anos com o aparelho antigo, um Aloka 260, que me ajudou em muitos diagnósticos.
Abaixo está o antigo:


Agora olha o novo!!!


Não é lindo?
Ah, quando estiver funcionando a todo vapor eu trarei mais fotos e casos para contar.
Bom, para não ficarmos em branco, nova leva de perguntas. Vou colocar na ordem em que foram respondidas:

Olá Alice! Acompanho o seu blog e gosto muito! Uma pergunta, você já pegou algum caso de Leish? Em uma situação dessas, é a favor de eutanasiar (comunicando a zoonoses) ou tratar? O que acha dessa lei? Qual prevenção mais gosta? Grata
A questão aí não é em ser ou não a favor.  Afinal, se a política de combate ao mosquito funcionasse talvez não tivesse essa epidemia. Eu trabalho em uma área que não é endêmica para leishmaniose e ter uma opinião engessada sobre esse assunto é complicado, porque até hoje eu tive 1 caso apenas. Porém eu faço sim a notificação aos órgãos, acho que isso é importante, o tratamento da leishmaniose visceral não é permitido atualmente, com a utilização de medicamentos humanos; mas conheço veterinários que fazem. Até ração própria para leishmaniose, importada da Europa, é possivel encontrar. Vai depender muito da condição do animal.
A prevenção que eu mais gosto é o combate ao mosquito, como coleiras repelentes. Vacina contra protozoário é complicado, muito mesmo, ainda mais para uma doença de notificação compulsória e eutanásia. Como não estamos em área endêmica ela nem é praticada aqui na região. Sou a favor SIM dos estudos e mais estudos realizados sobre a doença. Sobre outras formas de trasmissão, sobre a realidade da minha região, dentre outras coisas. No Congresso Nacional de Clínicos de Pequenos Animais de Medicina Veterinária, em Belém, terá cerca de 5 palestras sobre diagnóstico, tratamento e imunização contra a leishmaniose viceral, se você for aluna ou profissional, vale a pena conferir.

Oi Alice,gostaria de saber se para voce também foi dificil escolher entre as medicinas,veterinária e humana,já pensou em desistir ou coisa assim?se sim,em qual momento? alguma dica para uma futura veterinária? me chamo Mariana e adoro o seu blog!Nunca pensei em fazer medicina humana. Eu penso em desistir todos os dias, mas é uma característica do meu comportamento. Mas não vou largar. Veterinária me rende muitas coisas legais, como aprendizado, relacionamentos, posts.
Futura veterinária: seja honesta com seu cliente sempre, e justa com os animais. Isso é o mais importante.
Oi Alice! Como vc deve saber, tentei vestibular para Medicina Veterinária. Creio que sua resposta seria uma ajuda para mim. Durante o curso quais são as barreiras mais difíceis a serem enfrentadas? Se ouver alguma. By.: Filipe Carvalho
Barreiras:
1- Todas se não for o curso certo para você.
2- Algumas disciplinas se você já tiver alguma tendência para uma especialidade e...
3- Patologia Animal.. se você for normal.



Olá, tenho um yorkshire de 8 anos, e em exame recente (quinta-feira)se descobriu um cálculo na bexiga de 2mm. Ele esta passando muito mal, e estou com medo, qual o risco real da cirurgia?O risco inerente a qualquer procedimento cirúrgico que envolva anestesia geral, agravedo pela idade do animal, chega a ser quase 0,5% de risco de morte, quando o procedimento for realizado em boas condições fisiológicas (enzimas hepáticas e renais normais, e hemograma normal) e com o uso de protocolos anestésicos seguros. O risco pode ser diminuído com a realização de exames pré-operatórios apropriados que podem envolver hemograma, exames bioquímicos, RX de tórax e eletrocardiograma, para a escolha de um protocolo anestésico seguro. O risco do seu animal acabar obstruído pelo cálculo e desenvolver uma hidronefrose ou rompimento da bexiga também existe.
Dica: confie no seu veterinário ou procure um veterinário que você confie.
Mandei a pergunta do Calculo na bexiga, como não tenho cadastro, sou a Nathassia de Cianorte - PR
Respondida, bjs
dê notícias

Olá. Perdi uma paciente, uma gatinha de rua, anoréxica, apática, sem estertor, 40 C, entrei com atb, mas com 1 sem veio a óbito. Fiquei com a sensação: aonde eu errei - que vc bem conhece. Qual sua experiência com felinos?Desconfio de fiv/felv. AnaAna, qual era a idade aproximada? fez algum exame? qual os resultados? qual ab?
Pode ser FIV/FELV sim, e eu tenho pouca experiência com essas doenças, peguei pouquíssimos casos. Ela tava desidratada? Ictérica? sondou? pode ter sido lipidose, panleucopenia =/
Oi, continuando a gatinha... tinha +- 4 meses, não fizemos exames, fiz fluidoterapia e penicilina. A palpação abdominal, os intest. estavam como que dilatados, estranho...mas sem diarréia, vômito ou icterícia. Não quis necropsiar... =/ Ana.Triste, Ana. Bom, acho que pode ter sido também, mas pode ter sido tanta coisa mais.
Dá uma olhada no post "Veterinário de Gato", tem falando sobre gatos e a indicação de um blog interessante sobre medicina felina.
bj


Alice, quais vacinas além de v10/raiva você gosta de utilizar? Gosta de Giárdia? Tosse dos canis? Roberta Moura - Santa Catarina
Eu tenho todas essas 4 no consultório, porém apresento a V10 e Anti-rábica como as mais importantes e a GiárdiaVax e contra Tosse dos canis como opcionais. Explico que:
Raiva - é uma vacina obrigatória por se tratar de uma zoonose de grande importância
V10 - protege contra as viroses mais importantes que acometem cães e são potencialmente fatais, e contra as leptospiroses, que se trata também de uma zoonose.
Vacina contra leptospirose: sempre é feita 6 meses após a V10, explico que a proteção contra a leptospirose expira nesse prazo e para deixar o animal sempre protegido, deve-se realizar essa vacinação.
Giárdia - trata-se de um protozoário transmitido principalmente pela água. Não é uma doença potencialmente fatal, acomentendo mais gravemente filhotes e animais imunossuprimidos. O grande problema dessa doença é o diagnóstico que é realizado na grande maioria dos casos pela identificação do cisto nas fezes e quando fazemos exames seriados (3 amostras com 48 horas de intervalo) as chances são de apenas 60% de encontrar. A giárdia também é uma doença que acomete seres humanos, porém não foi ainda comprovada a transmissão direta entre cães e humanos.
Tosse dos canis - não se trata de uma doença potencialmente fatal, sendo também mais grave em filhotes, animais imunossuprimidos e braquiocefálicos. Apesar de auto-limitante na maioria dos casos, a proteção vacinal se justifica por ser uma doença de fácil transmissão.
Essas são as explicações que eu passo durante a elaboração do protocolo vacinal.
IMPORTANTE: sempre entramos em contato com o proprietário no vencimento das vacinas, principalmente a leptospirose.
Abs
Bom final de semana a todos.

Não se esqueça de seguir o blog, por Seguidores ou FEED.
• Diário de uma Veterinária


Bookmark and Share

3 comentários:

Adriana Diniz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriana Diniz disse...

Vou aprender bastante no seu blog! É sempre bom ouvir a opinião de um profissional!
Ótimo blog!
Obs.: exclui o comentário anterior, pois escrevi errado.

Yetty Francini disse...

Olá! Pretendo estudar veterinária, e tenho uma dúvida e gostaria que pudesse me ajudar.
O veterinário é obrigado a atuar somente em uma determinada área? por ex. grandes ou pequenos? clinica ou reprodução? etc...
Ou pode por ex optar por clinica mas de pequenos de grandes e silvestres??? não sei se consegui ser clara .. mas é isso ai.