quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Veterinário de Gato


Criar gatos é uma experiência única que não sabe como é quem nunca a teve, atendê-los também.
O paciente felino tem um "quê" especial e aqueles veterinários que decidem dar-lhes exclusividade lucram em muitos sentidos.
Na minha vida acadêmica eu tive o prazer de estagiar com um deles, a veterinária Christine Martins , no HVET da UnB, em 2002. Quando havia consultas com gatos, o estagiário só podia entrar na sala antes de começar. Não podia ficar entrando ou saindo do consultório. Durante o histórico geralmente o gato estava no colo da veterinária, enquanto ela ganhava a confiança do animal.
Deve-se ter muita paciência com o gato. Eu me recordo que certa vez o animal foi para uma consulta com a "botinha de esparadrapo", que é aquele esparadrapo enrolado nas patas para o gato não arranhar. A veterinária ficou horrorizada, reclamou, disse que o proprietário não deveria ter deixado o veterinário anterior tê-las colocado.
Nos meus estágios anteriores eu acompanhei diversas vezes o uso da tal botinha, e encarei aquilo como normal, procedimento padrão para atendimento do felino, porém nesse estágio eu pude conhecer uma nova forma de aproximação e manejo do animal.

Nos congressos eu conheci, apenas em palestras, o profissional Dr Archivaldo Reche Júnior, e também pude compreender certas características, principalmente comportamentais, dos gatos. Cada dia mais esses profissionais estão crescendo, estudando e passando para frente o conhecimento da medicina felina, o que facilita, e muito, a vida da gente.

Recomendo o blog: http://medfelina.blogspot.com/

Os livros:

As palestras dos profissionais citados acima, bem como minicursos e outras produções dos mesmos.

Bom final de semana a todos


Não se esqueça de seguir o blog, por Seguidores ou FEED.

• Diário de uma Veterinária


Bookmark and Share

7 comentários:

Paula Rocha disse...

Prpf Archibaldo faz qq um ficar apaixonado por gatos, né???

Reginaldo Pereira disse...

Obrigado pela indicação do blog!

A. disse...

O do Chandler é maravilhoso!
Bjos

disse...

Nossa, a veterinária das minhas gatinhas também não usa essa "botinha de esparadrapo"! E se tentasse colocar eu mudava de profissional na hora!!!
bjos.

Unknown disse...

Eu amo minha gatinha de paixão, mas levar ela para o veterinário é sempre um tormento. A Holly tem 5 meses e medo de tudo. Naturalmente ela tem uma natureza bem arisca, no primeiro dia que a ganhei ela me arranhou, porém eu sei que ela me ama agora, vive atras de mim e começa "miachorar" se eu saio sem ela. Contudo ela sempre quer arranhar Deus e todo mundo quando tem que ir na veterinária. Uma vez tinha uns filhotinhos de gato numa gaiolinha ela rosnou para eles e eles para ela, sem motivo nenhum! Só de passar nan frente deles! Os funcionários de 2 pet-shops tem medo de dar banho nela, ela só toma banho comigo no chuveiro! Pode? Problema do veterinário: ela sabe onde estamos indo. Se eu levá-la na gaiolinha e a gaiolinha se mecher ela fica com raiva. Se eu levo ela no colo e um carro passa mais perto da gente ela se assusta e crava as unhas em mim. E hoje quando ela recebeu a ultima dose da vacina tetra ela tentou morder a veterinária segurei a cabecinha dela para baixo sem machucar nem nada. E quando soltei, depois que a veterinária já tinha jogado a agulha no lixo ela foi e cravou as unhas na mão da veterinária. Eu chamei a atenção dela e falei grosso com ela, agora não me deixa pegar ela no colo que começa a miar, mas um miado de descontentamento! Que eu faço?
Me ajuda!
beijos

Unknown disse...

Excelente Blog Adorei! Acompanhe o meu também! clinicaparagatos.blogspot.com

thaty disse...

Oi meu nome é tatiana estou desesperada pois preciso urgente de ajuda para salvar a vida da minha gatinha pois ela tava sumida de casa e qnd voltou, voltou c/ maxilar quebrado ela ñ come e ñ consegue fechar a boquinha ñ tenho como pagar a cirurgia e por falta desse dinheiro tenho medo dela morrer pois a cada dia ela vai ficando mais magra e sem forças me ajuda eu posso pagar c/ trabalho voluntario hoje completa 4 dias que ela veio pra mim assim. ñ sei o que fazer salve ela...grata meu tel:33591704 Ela é carinhosa e muito mais humana que q muitos humanos por ai...1 abraço