terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Projeto TVT


Mais um projeto entrou na minha vida em 2008, o projeto TVT. Assim é conhecido o projeto que envolve o tratamento de cães com esse tumor, o Tumor Venéreo Transmissível, realizado pela minha orientadora, a Profa. Dra. Roueda, na universidade. Pois foi nesse projeto que eu comecei a trabalhar no mestrado.
Tive que bolar uma série de modificações para o projeto antigo, na realidade, só melhoramentos, pois a idéia principal já estava muito bem elaborada.
Diversos animais do bairro vizinho da Universidade são atendidos no projeto TVT, diagnosticados com esse tumor, e tratados... nesse tempo nós coletamos informações, dados, utilizamos manejo voltado para o bem estar...
Quando o proprietário não pode voltar semanalmente, o animal fica internado. Como temos que avaliar diariamente, e coletar os dados semanalmente, eu convoquei vários estudantes de veterinária. São os voluntários, a maioria do segundo semestre, mas tem gente de todo período. Eles então aprenderam a avaliar os animais, entenderam o objetivo do projeto e montamos uma equipe bem bacana. Desde que eu assumi, os animais internados recebem carinho, passeio e são avaliados diariamente.
Com isso, nós recebemos ligações do Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus e Itabuna, que souberam do projeto e entraram em contato para avisar que 3 animais haviam sido abandonados por terem esse tumor, e seriam eutanasiados... nós então buscamos esses animais, tratamos e já encontramos donos para dois deles.
Muitas coisas boas aconteceram no projeto em 2008 e encontrar um lar para Toquinho e Sarita foram as melhores delas. Ainda vou falar muitas coisas sobre o projeto, mas deixo aqui uma foto do Giva, que é o único que ainda não foi adotado. Esperamos que com o início do atendimento normal do Hospital no começo das aulas, a gente consiga encontrar um lar para nosso amiguinho.



Não se esqueça de seguir o blog, por Seguidores ou FEED.

• Diário de uma Veterinária


Bookmark and Share

5 comentários:

Alice no País das Maravilhas disse...

Sabem essa mocinha que me abraça na foto?? é uma das "grandes" pessoas da equipe... mas é bravaaa a baixinha.. olha esse papo de MSN:

Alice no país das maravilhas diz:
Postei uma foto sua no blog
NANCY diz:
aiaiaiiaiai...e eu permiti??? eu kero cachê! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Alice no País das Maravilhas diz:
tah
NANCY diz:
até imagino....vc fez alguma sacanagem comigo...vo lá ver
Alice no País das Maravilhas diz:
eu tiro
linguaruda

ahahhaa Bj Nancy

Unknown disse...

Eu não vou nem comentar nada...

Anônimo disse...

Esse negócio é aquele que o cachorro fica com o pau/saco bem grande??

Aline Vachelli disse...

Que amor o Giva!!! Lindinho assim, não demora e arruma também um novo lar!
Parabéns pelo projeto
Bjoss

Lelê Fagundes disse...

Bacana esse projeto, hein? E que medo dessa doença!!! Como podemos fazer um trabalho preventivo???