quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Formspring (parte 2)


Quero agradecer a todos por utilizarem o Formspring. O mais bacana dessa ferramenta é que há uma interação. Eu não só escrevo e vocês lêem, mas a gente conversa e assim o blog passa a ser mais divertido e útil. Confesso que tomei muita surra desde o dia que resolvi fazer o blog, apesar das ferramentas do BLOGGER serem muito fáceis eu não tinha como saber se o que eu estava postando estava sendo lido, a não ser pelos comments.. Desde o início, um dos meus primeiros seguidores, e amigo pessoal, o José Carlos, vem me ajudando. Ele me apresentou o Google Analytics, Feerburner e agora o TWEETFEED.

Por essas ferramentas eu tenho uma idéia do quanto eu sou lida, qual post teve mais acesso, quantos utilizam a ferramenta FEED, e outras coisas. Portanto, obrigado a todos.

Se você gostar da postagem utilize também a ferramenta Compartilhar, presente no Internet Explorer (na barra de ferramentas do Google). Com essa ferramenta você seleciona como quer compartilhar o conteúdo do Blog e manda bala.


Outra forma de Compartilhar é pela ferramenta Addthis, que vai ficar agora no final de cada post:



Bookmark and Share



Aqui vai a segunda leva de perguntas.


Alice, meu gato esta super caidinho,a vet só mediu a febre e ele esta sem febre e nao tem sangue no xixi mas a gata da minha amiga morreu, e a vet disse que foi pela ração whiskas,problema renal é verdade isso? e o meu gato comeu um mes um pouco de wh
Na realidade, Sofia, esse mito da ração Whiskas existe pois a FLUTD (FLUTD - Feline Lower Urinary Tract Disease) que é a Doença do Trato Urinário Felino, tem como uma das causas, além da pré-disposição, a alimentação. O importante é que depois que começaram os casos de FLUTD pela formação de cálculos de sulfato triplo magnesiano (estruvita) muitas rações foram reformuladas e dentre elas a Whiskas.
Hoje, no tratamento da FLUDT, adotamos mudança da alimentação para uma ração medicamentosa e correção do pH urinário, tratamento da infecção instalada e, em alguns casos, cirurgia para retirada do cálculo. Mas, o mais importante é o diagnóstico. Se a suspeita é de doença do trato urinário inferior felino o exame de urina é imprescindível. A ultrassonografia e/ou RX virão depois. O hemograma também vai identificar uma possível infecção, anemia e desidratação. Os exames bioquímicos que testam a função renal vão avaliar uma possível falha na filtração glomerular provocada por retorno urinário e formação de hidronefrose.
Dê notícias.
LEIA: http://diarioveterinaria.blogspot.com/2009/09/cirque-du-soleil.html


pra onde vao os animais quando eles morrem? eu tinha um cachorro q faleceu ha 2 anos. mts saudades =\ cavalitoz
Acredito que para o mesmo lugar que vão os humanos.


Você acha que os profissionais, quando associam uma clínica veterinária a uma pet shop, uma loja, tratando o bicho como uma mercadoria, passam aos donos a imagem de que é um bem de consumo, descartável, contribuindo para casos como o relatado pela Re by blacknudge
Você fala em um pet shop com venda de animais? Realmente as pessoas podem confundir sim, mas os animais são mercadorias do ponto de vista de muita gente. Por exemplo, na área da produção de carne, ovos e leite, os animais são objetos de trabalho e quando o custo se sobressai ao lucro, o animal é descartado. O mesmo acontece com cães e gatos criados para a reprodução. Se não estão mais em vida reprodutiva ou não estão aptos a tal tarefa, eles são doados ou até permanecem no canil quando houve apego por parte do dono. Há muitas pessoas que apoiam a adoção de cães e gatos em Ongs que os recolhem ou nos Centros de Controle de Zoonoses, mas sempre haverá canis e gatis comercializando, porque é um mercado lucrativo.
Eu sou das que apoiam a adoção.
Mas, meu amigo, não há como mudar a cabeça de muita gente, avalio que a maioria que ainda compra cães e gatos se apegam e não descartam facilmente como a minoria relatada pela colega.


Olá, sou Rebeca, também vet., do Paraná. Recebemos um animal de 1 ano, Lhasa, corpo estranho (caneta). Depois de operado (e bem), o dono pagou e pediu eutanásia - não queria mais o animal. Já aconteceu uma dessas contigo? Tem gente q n merece o cão
Não aconteceu comigo não. Já tive pedidos de eutanásia por causa de infestação por carrapatos, por causa de "sarna" que ninguém cura. Mas até hoje a gente conversou um pouquinho, e acabou convencendo a tratar ou doar o animal. Na semana ouvi queixas de uma veterinária que atua em SP e tem passado por situações assim, como a sua, em clínicas para clientes de altíssimo nível financeiro, e que freqüentemente há pedidos de eutanásia para animais que estão dando trabalho, ou os proprietários enjoaram. Muitas vezes não querem se dar ao trabalho de cuidar de um problema simples de pele e mandam eutanasiar, já com outro em vista para comprar. É por isso que eu sempre falo que cadela deveria parir UM filhote só, para serem bem caros e quem sabe assim as pessoas valorizarem mais.


Alice, quais vacinas além de v10/raiva você gosta de utilizar? Gosta de Giárdia? Tosse dos canis? Roberta Moura - Santa Catarina
Eu tenho todas essas 4 no consultório, porém apresento a V10 e Anti-rábica como as mais importantes e a GiárdiaVax e contra Tosse dos canis como opcionais. Explico que:
Raiva - é uma vacina obrigatória por se tratar de uma zoonose de grande importância
V10 - protege contra as viroses mais importantes que acometem cães e são potencialmente fatais, e contra as leptospiroses, que se trata também de uma zoonose.
Vacina contra leptospirose: sempre é feita 6 meses após a V10, explico que a proteção contra a leptospirose expira nesse prazo e para deixar o animal sempre protegido, deve-se realizar essa vacinação.
Giárdia - trata-se de um protozoário transmitido principalmente pela água. Não é uma doença potencialmente fatal, acomentendo mais gravemente filhotes e animais imunossuprimidos. O grande problema dessa doença é o diagnóstico que é realizado na grande maioria dos casos pela identificação do cisto nas fezes e quando fazemos exames seriados (3 amostras com 48 horas de intervalo) as chances são de apenas 60% de encontrar. A giárdia também é uma doença que acomete seres humanos, porém não foi ainda comprovada a transmissão direta entre cães e humanos.
Tosse dos canis - não se trata de uma doença potencialmente fatal, sendo também mais grave em filhotes, animais imunossuprimidos e braquiocefálicos. Apesar de auto-limitante na maioria dos casos, a proteção vacinal se justifica por ser uma doença de fácil transmissão.
Essas são as explicações que eu passo durante a elaboração do protocolo vacinal.
IMPORTANTE: sempre entramos em contato com o proprietário no vencimento das vacinas, principalmente a leptospirose.
Abs


Olá. Perdi uma paciente, uma gatinha de rua, anoréxica, apática, sem estertor, 40 C, entrei com atb, mas com 1 sem veio a óbito. Fiquei com a sensação: aonde eu errei - que vc bem conhece. Qual sua experiência com felinos?Desconfio de fiv/felv. Ana
Ana, qual era a idade aproximada? fez algum exame? qual os resultados? qual ab?
Pode ser FIV/FELV sim, e eu tenho pouca experiência com essas doenças, peguei pouquíssimos casos. Ela tava desidratada? Ictérica? sondou? pode ter sido lipidose, panleucopenia =/


Oi, continuando a gatinha... tinha +- 4 meses, não fizemos exames, fiz fluidoterapia e penicilina. A palpação abdominal, os intest. estavam como que dilatados, estranho...mas sem diarréia, vômito ou icterícia. Não quis necropsiar... =/ Ana.
Triste, Ana. Bom, acho que pode ter sido também, mas pode ter sido tanta coisa mais.
Dá uma olhada no post atual, tem falando sobre gatos e a indicação de um blog interessante sobre medicina felina.
bj


Olá, tenho um yorkshire de 8 anos, e em exame recente (quinta-feira)se descobriu um cálculo na bexiga de 2mm. Ele esta passando muito mal, e estou com medo, qual o risco real da cirurgia?
O risco inerente a qualquer procedimento cirúrgico que envolva anestesia geral, agravedo pela idade do animal, chega a ser quase 0,5% de risco de morte, quando o procedimento for realizado em boas condições fisiológicas (enzimas hepáticas e renais normais, e hemograma normal) e com o uso de protocolos anestésicos seguros. O risco pode ser diminuído com a realização de exames pré-operatórios apropriados que podem envolver hemograma, exames bioquímicos, RX de tórax e eletrocardiograma, para a escolha de um protocolo anestésico seguro. O risco do seu animal acabar obstruído pelo cálculo e desenvolver uma hidronefrose ou rompimento da bexiga também existe.
Dica: confie no seu veterinário ou procure um veterinário que você confie.


Mandei a pergunta do Calculo na bexiga, como não tenho cadastro, sou a Nathassia de Cianorte - PR
Respondida, bjs
dê notícias


Oi Alice! Como vc deve saber, tentei vestibular para Medicina Veterinária. Creio que sua resposta seria uma ajuda para mim. Durante o curso quais são as barreiras mais difíceis a serem enfrentadas? Se ouver alguma. By.: Filipe Carvalho
Barreiras:
1- Todas se não for o curso certo para você.
2- Algumas disciplinas se você já tiver alguma tendência para uma especialidade e...
3- Patologia Animal.. se você for normal.


Oi Alice,gostaria de saber se para voce também foi dificil escolher entre as medicinas,veterinária e humana,já pensou em desistir ou coisa assim?se sim,em qual momento? alguma dica para uma futura veterinária? me chamo Mariana e adoro o seu blog!
Nunca pensei em fazer medicina humana. Eu penso em desistir todos os dias, mas é uma característica do meu comportamento. Mas não vou largar. Veterinária me rende muitas coisas legais, como aprendizado, relacionamentos, posts.
Futura veterinária: seja honesta com seu cliente sempre, e justa com os animais. Isso é o mais importante.


Olá Alice! Acompanho o seu blog e gosto muito! Uma pergunta, você já pegou algum caso de Leish? Em uma situação dessas, é a favor de eutanasiar (comunicando a zoonoses) ou tratar? O que acha dessa lei? Qual prevenção mais gosta? Grata
A questão aí não é em ser ou não a favor. Afinal, se a política de combate ao mosquito funcionasse talvez não tivesse essa epidemia. Eu trabalho em uma área que não é endêmica para leishmaniose e ter uma opinião engessada sobre esse assunto é complicado, porque até hoje eu tive 1 caso apenas. Porém eu faço sim a notificação aos órgãos, acho que isso é importante, o tratamento não é permitido atualmente mas conheço veterinários que fazem. Eu não faço. Até ração própria para leishmaniose, importada da Europa, é possivel encontrar.
A prevenção que eu mais gosto é o combate ao mosquito, como coleiras repelentes. Vacina contra protozoário é complicado, muito mesmo, ainda mais para uma doença de notificação compulsória e eutanásia. Como não estamos em área endêmica ela nem é praticada aqui na região. Sou a favor SIM dos estudos e mais estudos realizados sobre a doença. Sobre outras formas de trasmissão, sobre a realidade da minha região, dentre outras coisas. No Congresso Nacional de Clínicos de Pequenos Animais de Medicina Veterinária, em Belém, terá cerca de 5 palestras sobre diagnóstico, tratamento e imunização contra a leishmaniose viceral, se você for aluna ou profissional, vale a pena conferir.

O que é mais divertido? Responder perguntas sobre veterinária ou perguntas de duplo sentido envolvendo a vida pessoal com jogos de palavras, as quais invariavelmente resultam em reflexões sobre as mazelas da vida cotidiana contemporânea? by blacknudge
Responder as suas perguntas

Não se esqueça de seguir o blog, por Seguidores ou FEED.

• Diário de uma Veterinária


Bookmark and Share

5 comentários:

Unknown disse...

Adoro as suas respostas e explicações.Você é uma das minhas referências nessa profissão, porque transmite ética, seriedade, profissionalismo, competência e amor pelo que faz. Muito 10!

dsdsdss disse...

Oi Alice

Que bom que tu apóias a adoção, infelizmente não são todos os veterinários.

Para te ajudar nisso estão, temos lá no blog do Adote uma lista com sites (e mapa) de vários locais de adoção de todo o Brasil. De Ilhéus ainda não tenho (e aceito indicações), mas de outros locais da BA tem sim.

O link da lista tá aqui - lista de sites de adoção do Brasil e abaixo copio os sites da BA que tenho por enquanto:

Bahia
Adote 1 Bicho - Salvador-BA - http://www.fotolog.com.br/adote1bicho
Anjos de 4 Patas - Salvador-BA - http://www.anjosde4patas.blogspot.com/
Associação Brasileira Protetora dos Animais - Salvador-BA - http://www.abpabahia.org.br/
Bahia Patinhas - Salvador-BA - http://bahiapatinhas.blogspot.com/
Célula-Mãe - Salvador-BA - http://www.celulamae.org.br/
Gatinhos de Salvador - Salvador-BA - http://gatinhosdesalvador.blogspot.com/
Proteção dos Animais - Bahia - Salvador-BA - http://www.animaisbahia.blogspot.com/

Um beijo e obrigada por passar lá no blog!

Priscila Coelho
http://AdoteNaoCompre.blogspot.com

Alice no País das Maravilhas disse...

Priscila, obrigada pelo comment. Se eu souber de mais algum abrigo eu envio o link para você. Aqui em Ilhéus eu costumo recomendar uma visita no CCZ e sempre que algum proprietário nos aparece com algum animal ou ninhada para doação, nós fazemos mala direta para os clientes, sempre tem alguém que quer adotar. No meu projeto de mestrado, que foi com animais com TVTc, o CCZ nos enviou 5 animais, que foram tratados e doados.
É muito bom poder passar para frente essa bandeira. Obrigada pela visita! bj

Unknown disse...

ola meu gatinho esta com dor nos testículos não deixa nem tocar só mia eu não sei o que fazer ele foi castrado ha 6 meses,também não esta comendo e nem bebendo água não sei como posso ajuda-lo eu amo meu gatinho e nem penso em perde-lo me ajude por favor

Unknown disse...

Lamentável que a ração whiscas continue no mercado já que fazem tanto mal aos bichanos. Venho hoje mostrar a minha indignação. Minha mia de um ano sofrendo com problemas renais por causa da bosta dessa ração. Lamentável porque achei que so tinha acontecido comigo. Mas bastou colocar o nome whiskas no Google para ver a enorme quantidade de casos como o meu. Não tenho nem palavras para descrever essa enorme falta de humanidade com os bichanos. Estou usando nela remédios de quase 100 reais. Fora os exames e consultas q já paguei e para piorar ainda tem o sofrimento da bichinha que fica se contorcendo no chão por causa das dores. Que Deus tenha misericórdia dos donos dessa empresa pq eu só tenho desprezo e indignação.